Centro de Educação Especial
O Centro de Educação Especial da APAE de Nova Andradina – MS, desenvolve suas ações através de metodologia diversificada de acordo com as fases de desenvolvimento do educando, respeitando o seu ritmo e suas possibilidades, com ação mediadora e questionadora do professor, valorizando as histórias de vida, experiência adquirida, conversa informal, leitura e construção de texto, pois o ponto de partida é a criança como centro do processo educativo.
Escola de Educação Especial “Raio de Sol”
Educação Precoce:Potencializar e desenvolver, estímulos específicos para o desenvolvimento nos primeiros anos de vida, que são determinantes para a aquisição de capacidades nas áreas motora, sensorial, perceptiva, proprioceptiva, linguística, cognitiva, emocional e social.
Pré:Desenvolver e aprender nos âmbitos afetivos, social e cognitivo integralmente estabelecidas pelos cinco Campos de Experiência para a Educação Infantil, que indicam quais são as experiências fundamentais que buscam garantir os direitos de aprendizagem do educando.
Ensino Fundamental - 1º ano, 2º ano e 3º ano:Desenvolver sua capacidade de aprender, de compreender o ambiente natural e cultural no qual está inserido e de, a partir dessa compreensão, desenvolver seu sistema de valores, adotando uma postura de acolhimento, respeito e aceitação dos outros.
Educação de Jovens e Adultos – EJA:Oportunizar aos jovens, adultos e idosos com deficiência Intelectual e/ou Múltipla e transtorno global do desenvolvimento, a escolarização no âmbito da educação básica, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, nos anos iniciais do ensino fundamental, para sua autorrealização a capacidade de produzir e o direito ao exercício da cidadania.
Educação Profissional:Oportunizar e promover a formação profissional básica a pessoa com deficiência Intelectual e ou Múltipla e Transtorno Global do Desenvolvimento para inserção no Mercado de trabalho e consequentemente na sociedade.
Centro de Atendimento Educacional Especializado Laurecy Correa Tomazinho
CAEE:Complementar a formação do Educando com Deficiência Intelectual e ou múltipla e transtorno global do desenvolvimento, por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidades e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação e desenvolvimento de suas habilidades.